Perfil

O grande objetivo da Federação, ao longo de toda sua trajetória, é a qualificação no atendimento ao hospital associado. A filosofia da entidade é baseada na defesa dos verdadeiros interesses das santas casas e hospitais beneficentes, religiosos e filantrópicos do Rio Grande do Sul.

A entidade representa 245 instituições hospitalares do RS, detentoras de mais de 75% do atendimento SUS ao cidadão gaúcho. Em 197 municípios do Estado, existe apenas um hospital e este, é filantrópico.

A importância dos hospitais filantrópicos para os gaúchos é clara, por isso, a Federação é a maior parceira de seus hospitais associados, oferecendo um leque de serviços, auxiliando nas questões políticas, administrativas, jurídicas e econômicas.

 

Serviços Prestados

 

Assessoria Jurídica: o departamento orienta e encaminha os procedimentos legais que garantem os benefícios e isenções características das entidades sem fins lucrativos.

 

Assessoria Político-Institucional: tendo em vista que grande fatia do atendimento em saúde está inserida nos hospitais associados à Federação, este departamento está voltado para o auxílio e resolução de questões junto aos diversos órgãos dos poderes federal, estadual e municipais.

 

Departamento de Cursos e Eventos: a área de cursos da Federação é voltada para a formação e qualificação de recursos humanos nos hospitais. Na área de eventos, destaca-se a realização do maior Congresso de saúde do Estado, o CONSAÚDE.

Assessoria Administrativa: acompanha assuntos que envolvem a relação dos hospitais com os órgãos gestores do SUS, IPE e demais convênios, com ênfase para vigilância sobre valores devidos aos hospitais filantrópicos pela prestação de serviços.

Assessoria de Comunicação Social: acompanha e divulga as atividades desenvolvidas pela Federação, além da divulgação das principais reivindicações do setor.

Departamento da Qualidade: criado em 2007, surgiu a partir do Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantrópicos. Responsável, especialmente, na manutenção do Programa e na aplicação das ferramentas de qualidade junto à equipe da Federação.

Departamento de Convênios: atua na saúde suplementar, participa das negociações com convênios, tais como, IPERGS, Unimed, Centro Clínico Gaúcho, entre outros.

 

Todas as instituições associadas encontram na entidade um balcão de serviços, sempre primando pela qualidade, afinal, SAÚDE É NOSSO VERDADEIRO COMPROMISSO.